A prevalência da variante Ômicron trouxe novos desafios e novas questões. Entendemos que muitos de nossos pacientes precisam de informações sobre onde e quando fazer o teste para COVID-19, as orientações mais recentes sobre quarentena e isolamento, e muito mais.

Abaixo estão as respostas para algumas perguntas frequentes sobre a COVID-19.

Teste e Exposição

Se você tiver sintomas, deve fazer o teste. Normalmente, o melhor momento para testar é 2-3 dias após o início dos sintomas. Verifique no site do estado de Massachusetts as opções de teste ou visite o site do seu estado para obter informações sobre testes. Você também pode usar um teste caseiro (geralmente chamado de teste de antígeno). Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) têm mais informações sobre testes caseiros aqui. O teste de rotina de COVID-19 para pessoas sem sintomas de COVID-19 não está disponível em nossos departamentos de emergência, postos de atendimento urgente ou consultórios de atenção primária.

Acesse o site do BILH ou o website do estado para uma lista de opções de testes ou considere comprar um kit de teste de antígeno caseiro. Se você tiver sintomas de COVID, nossa equipe de Atenção Primária está pronta para fornecer orientação e cuidados. Também podemos agendar uma consulta de telemedicina (online ou por telefone) ou uma consulta presencial; e, com base nas necessidades avaliadas durante a consulta, podemos auxiliar na coordenação de um teste no local mais apropriado.

Os locais de Atendimento Urgente do BILH não oferecem testes de COVID-19 para pessoas sem sintomas de COVID-19 ou para requisitos de viagem. Acesse o site do estado para obter uma lista de opções de teste ou considere comprar um kit de teste caseiro. Se você tiver sintomas de COVID, nossos postos de Atendimento Urgente estão prontos para fornecer orientação e cuidados. Podemos agendar uma consulta e, com base nas necessidades avaliadas durante a consulta, podemos auxiliar na coordenação de um teste no local mais apropriado.

O estado de Massachusetts tem muitas opções de teste. Você também pode usar um teste caseiro, se aplicável. A Atenção Primária, Atendimento Urgente e os Departamentos de Emergência não estão fazendo testes de rotina para viagens ou pacientes assintomáticos no momento. Depois de explorar todas essas opções, se você ainda precisar de orientação ou de um pedido para um teste de COVID, ligue para sua equipe de Atenção Primária.

Se você esteve em contato próximo com alguém que esteja com COVID-19, pode ser recomendado que você faça um teste. Se você desenvolver sintomas, você deve fazer o teste.

As orientações sobre a necessidade de quarentena e testes após a exposição estão mudando. Consulte o site do CDC, Departamento de Saúde Pública de Massachusetts ou o site do seu estado para obter as orientações mais atualizadas sobre quarentena na comunidade.  Observe que a orientação de quarentena é diferente no ambiente de saúde. Se você entrar em uma unidade de saúde nos 14 dias após o diagnóstico ou um teste positivo para COVID-19, poderá ser atendido sob precauções ou solicitado a adiar uma consulta não urgente.

“Contato próximo” refere-se ao tempo que você passou diretamente com uma pessoa infectada. Isso significa que você esteve a menos de 2 metros de uma pessoa infectada por um total de 15 minutos ou mais em um período de 24 horas. Os 15 minutos não precisam ser ao mesmo tempo. Por exemplo, três exposições separadas de 5 minutos ao longo de um dia totalizariam uma exposição de 15 minutos. Se você esteve em contato próximo com uma pessoa infectada, deve ser notificado pela pessoa, pela escola ou pelo departamento de saúde, embora os esforços de rastreamento de contatos na comunidade tenham sido reduzidos recentemente.

O isolamento é para pessoas que testaram positivo para a COVID-19. A quarentena é para pessoas que foram expostas a alguém com COVID-19. O CDC tem mais informações sobre isolamento e quarentena na comunidade aqui. Observe que cada sistema escolar pode ter sua própria orientação. Entre em contato com o sistema escolar para obter mais informações.

Se você testou negativo com um teste caseiro, siga as diretrizes atuais relacionadas a quarentena e outros testes. Se você desenvolver sintomas, deve fazer o teste novamente. Se seu teste de antígeno caseiro for negativo e você tiver sintomas, entre em contato com seu consultório de atenção primária para obter mais orientações (observe que, neste momento, o volume de chamadas/e-mails é extremamente alto para problemas relacionados, os tempos de espera podem ser maiores do que o esperado). Você pode precisar repetir um teste caseiro após 24-48 horas ou pode ser recomendado que faça um teste de PCR.

Se seu teste de antígeno para COVID foi negativo e você está com sintomas, você deve repetir o teste dentro de 24-48 horas ou fazer um teste de PCR, que é mais preciso. Além disso, a gripe agora está se espalhando em nossa comunidade. Se você teve um teste de COVID negativo, mas apresenta sintomas leves de gripe, descanse, beba bastante líquido, monitore seus sintomas e tente limitar o contato com outras pessoas. Se você teve um teste de COVID negativo, mas apresenta sintomas moderados, incluindo febre e dores no corpo ou tosse, entre em contato com um médico. Ele pode orientá-lo sobre como se cuidar em casa e determinar se você precisa de um teste ou tratamento.

Se Você Estiver Com COVID-19

Se você usar um kit de teste caseiro e testar positivo, você está com COVID-19. Você não precisa de um teste de PCR para confirmação. Comece o isolamento imediatamente e notifique seus contatos próximos de seu teste positivo. Esta orientação pode mudar ao longo do tempo; por favor, continue verificando novamente.

As condições de alto risco para COVID-19 grave incluem tratamento para câncer, estar atualmente tomando medicamentos para transplante ou medicamentos imunossupressores para outras condições. Outras condições de alto risco, incluindo doença pulmonar, renal ou hepática crônica; diabetes; HIV; obesidade; e idade igual ou superior a 65 anos, podem predispor você a sintomas piores de COVID-19 ou influenza. O CDC tem mais informações aqui. Seus profissionais de saúde podem ajudá-lo a determinar se você é de alto risco ou não.

Se você tiver sintomas leves, fique em casa e se isole. Sintomas leves incluem temperatura abaixo de 38ºC, dores e desconforto, ou tosse leve. Se você tiver esses sintomas, fique em casa e se isole por pelo menos cinco dias e até que a febre cesse sem o uso de antitérmicos por 24 horas, o que for mais longo. Descanse, beba bastante líquido e monitore seus sintomas. Você deve começar a se sentir melhor dentro de alguns dias. Você não precisa entrar em contato com seu médico para informá-lo de que está com COVID. Após cinco dias, se você atender a esses critérios, poderá sair do isolamento, mas continue usando máscara até 10 dias após o início dos sintomas ou do primeiro teste positivo.

Se você tiver sintomas moderados, como febre (temperatura acima de 38ºC), tosse significativa ou falta de ar, isole-se em casa e entre em contato com o consultório do seu médico. Se você estiver recebendo tratamento contra o câncer, ligue para o consultório do seu oncologista. Se seu filho tiver febre (temperatura acima de 38ºC), tosse significativa, dificuldade para respirar ou falta de ar, você deve ligar para o consultório do médico. Você também deve ligar se ele estiver mais sonolento, se não tiver ido ao banheiro há mais de 10 horas (acima de 3 anos de idade) ou mais de 8 horas (menos de 3 anos de idade). O médico do seu filho pode recomendar os próximos passos. Se seu filho tiver menos de um mês de idade e estiver com a temperatura acima de 38ºC, ele deve ser avaliado em um departamento de emergência.

Se você não tiver um prestador de cuidados primários ou tiver sintomas que precisam de atenção imediata, tente um posto de atendimento urgente.

Se você tiver sintomas severos, procure o departamento de emergência. Isso inclui sintomas como:

  • Grave dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Confusão ou tontura (que não sejam habituais)
  • Incapacidade de acordar ou ficar acordado
  • Pele, lábios ou leito ungueal pálido, cinza ou azulado, dependendo do tom da pele

Se você não conseguir ir até o departamento de emergência, ligue para 9-1-1.

Ligue para o consultório do seu provedor de cuidados primários. Você pode ser elegível para tratamento ambulatorial contra a COVID. Observe que temos disponibilidade e suprimentos limitados para essas terapias.

Por exemplo, a terapia de anticorpos monoclonais (mAB) pode ajudar a combater a infecção. Você é elegível se tiver alto risco de desenvolver formas graves de COVID-19 e tiver um teste de antígeno ou teste PCR positivo e estiver dentro de 10 dias após o início dos sintomas. Sua equipe de cuidados primários pode ajudar a coordenar esse tipo de tratamento. Observe que a terapia com anticorpos monoclonais não é administrada no consultório do seu prestador de cuidados primários e precisa ser coordenada em hospitais dedicados ou locais administrados pelo estado. Sua equipe de cuidados primários não tem controle direto sobre quem pode receber esse tratamento em um determinado dia.

As condições de alto risco incluem tratamento para câncer, estar atualmente tomando medicamentos para transplante ou medicamentos imunossupressores para outras condições. Outras condições de alto risco, incluindo doença pulmonar, renal ou hepática crônica; diabetes; HIV; obesidade; e idade igual ou superior a 65 anos, podem predispor você a sintomas piores de COVID-19 ou influenza. O CDC tem mais informações aqui.

Observe que a mAB não está disponível em nossos postos de atendimento de urgência ou departamentos de emergência. Se você for elegível, seu prestador de cuidados primários irá encaminhá-lo para uma clínica designada.

Além disso, a Food and Drug Administration dos Estados Unidos emitiu autorizações de uso emergencial (EUAs) para o Paxlovid da Pfizer (comprimidos de nirmatrelvir e comprimidos de ritonavir) e para o molnupiravir da Merck. Esses medicamentos podem ser usados para tratar COVID-19 leve a moderada.

  • O Paxlovid está disponível para adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos com peso mínimo de 40 kg.
  • O molnupiravir destina-se apenas a adultos.

Ambos estão disponíveis somente mediante prescrição médica para pacientes com alto risco de desenvolver formas graves de COVID-19. Ambos devem ser iniciados o mais rápido possível após o diagnóstico de COVID-19 e em até cinco dias após o início dos sintomas. Ainda não temos este tratamento disponível, mas antecipamos em breve quantidades limitadas. Por favor, não ligue ou envie mensagens para o consultório do seu provedor de cuidados primários para solicitar esses medicamentos, pois eles não estão disponíveis no momento.